Blogroll

Enfim, começou! Horário Eleitoral Gratuito

Posted by Anônimo On quarta-feira, 18 de agosto de 2010 0 comentários
Com certeza, um dos momentos menos esperados pela população brasileira (e também pela mídia), começou ontem. O horário eleitoral gratuito, enfim começou. São 100 minutos diários - tarde (13h) e noite (20h30), 50 minutos por bloco de interrupção da programação da tv e do rádio.

No horário que iniciou ontem (17/08), foi ao ar o bloco dos candidatos à presidência e dos candidatos à deputado federal, entre os presidenciáveis o programa foi mais biográfico.

O programa de José Serra começou com a biografia do candidato, desde a infância e, principalmente à sua atuação como Ministro do Planejamento no governo de Fernando Henrique Cardoso, em que comandou a implantação do Plano Real e de quando assumiu o Ministério da Saúde, também no governo FHC. No programa da noite o enfoque foi principalmente para sua atuação no Ministério da Saúde, em que comandou os chamados "multirões da saúde", a implantação dos genéricos. Destacando também para sua atuação no Governo de São Paulo, onde criou programas como "Mãe Brasileira", que oferece seis consultas para as gestantes durante o pré-natal, vales-transporte para as mães irem ao médico e acompanhamento durante e após a gestação; e o "AME (Ambulatório Médico de Especialidade)", prometendo estender estes e outros programas para o Brasil.

No programa de Dilma da tarde foi dedicado completamente à biografia da candidata. A própria candidata narrou por muitas vezes sua biografia com um depoimento emocionante e com imagens de sua vida pessoal. O programa da noite começou com Dilma no Chuí (Rio Grande do Sul), seguida pelo depoimento de Lula em Porto Velho (Rondônia). Depois, a candidata passou a falar de cidades dos estados brasileiros (MG, RJ, PE e GO), destacando a atuação do Governo Lula nesses lugares. Lula deu depoimento sobre Dilma, elogiando a atuação da candidata no seu governo, afirmando que "Dilma é a candidata mais preparada para assumir o Brasil". O programa terminou com imagens de Lula no Palácio da Alvorada, seguida pela trilha que termina dizendo "Meu povo ganhou uma mãe, que tem um coração que vai do oiapoque ao chuí".
O programa de Marina foi o mesmo da tarde e noite. O programa começou com a narração de Marina sobre o aquecimento global, seus efeitos e consequências, terminando com a frase "Eu sou Marina Silva, candidata à presidência do Brasil".

Muito crítico e humorado, o programa de Plínio começou com uma crítica às campanhas financiadas pelos empresários. Num ringue de boxe, um homem e uma mulher (provavelmente fazendo referência a Serra e Dilma, que tem suas campanhas financiadas por grandes empresas) enfrentavam um homem magrelo, vestindo um colete do PSOL. Em um único round, ele derruba os dois, terminando com a frase "Candidatura financiada pelo povo. Não tem preço", fazendo referência à sua campanha que não aceitará ajuda de pessoas jurídicas e orçamentada em R$ 900.000,00. Veja o vídeo aqui.

Nos programas de Rui Costa Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU) e Ivan Pinheiro (PCB) o enfoque foi ao pouco espaço que candidatos menores tem na mídia e à valorização do trabalhador, bandeira sempre levantada por estes partidos. Ivan Pinheiro completou no seu programa que a intenção era "denunciar as mentiras que vimos nesta telinha".

Eymael falou da sua trajetória pessoal e política. Levy Fidelix que tem como mascote o "aerotrem, principal projeto de seu plano de governo", criticou os altos impostos e a privatização de empresas estatais.

0 comentários:

Postar um comentário