Blogroll

Análise Debate RedeTV/Folha SP - Parte 1

Posted by Domingos Santiago On segunda-feira, 13 de setembro de 2010 0 comentários
O debate realizado pela emissora REDETV e o Jornal Folha de São Paulo realizado ontem (12/9), mediado pelo jornalista kennedy Alencar, pôs frente a frente, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).
No primeiro bloco, o mediador sorteou os candidatos e perguntou a cada um deles "qual o maior sucesso e o maior fracasso do governo Lula, e o que mudaria no seu governo?".
A candidata Dilma foi a primeira a responder e analisou como sendo o grande sucesso do governo do PT o crescimento do país, a distribuição de renda e a melhoria na qualidade de vida. Preferiu substituir a palavra fracasso por desafio. E apontou como grande desafio a continuidade para que o Brasil tenha maior desenvolvimento.
Em seguida, foi a vez do candidato tucano. Serra elogio de o governo não "ter atirado o plano Real pela janela" e mantido a Lei de Responsabilidade Fiscal, destacando a oposição do PT ao plano e à Lei no passado. Apontou o mensalão, o dossiê dos aloprados e a violação dos dados da Receita Federal como grande fracasso na gestão petista. Destacou também o pouco investimento em saneamento, educação e saúde.
Plínio, em tom de humor, afirmou que o maior sucesso da gestão Lulista foi a popularidade no país em que "35% da população tem medo de passar fome". Criticou o assistencialismo do Programa Bolsa Família (elogiado pelos outros candidatos). E propôs redução da jornada de trabalho com aumento dos salários.
Marina afirmou que os sucessos e fracassos são os mesmos dos últimos 16 anos (governo FHC e Lula), destacando os avanços nas áreas sociais e econômica e o Plano Real. Criticou, segundo ela, a "ausência de visão ao integrar a sustentabilidade" com o desenvolvimento. Criticou também os poucos avanços na área de educação e completou criticando o retrocesso na política, destacando os escândalos políticos dos governos do PSDB e PT.

Na segunda parte do primeiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si. Dilma foi a primeira sorteada e destacou a pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em que no ritmo em que o Brasil está, a miséria será erradicada até 2016. Perguntou para Marina quais suas políticas para acelerar este processo de erradicação da miséria e da extrema pobreza.
Marina elogiou as conquistas sociais e econômicas dos últimos 16 anos e destacou a capacitação dos jovens. A oferta de educação de qualidade e a continuação dos programas sociais para afastar a miséria do país.

Plínio de Arruda foi o segundo sorteado e perguntou á candidata Dilma sobre moradia. Sugeriu a ocupação das moradias vazias, ao invés da construção de novas casas.
Dilma destacou os avanços do governo em relação à moradia, falou sobre os financiamentos da Caixa Econômica Federal e do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Plínio replicou, afirmando que a candidata não respondeu sua pergunta.

Marina foi a sorteada seguinte e entrou novamente no tema da corrupção. Perguntou "por que o atraso ético (na política) ainda permanece.
Dilma destacou o empenho do governo federal na "reabilitação dos mecanismos de controle da união", como o Portal da Transparência e a capacitação da Polícia Federal.

Serra encerrou o bloco, comentou sobre a quebra do sigilo fiscal da filha, Verônica Serra e perguntou ao candidato Plínio se ela conhece "alguém que tenha sido processado" por corrupção no governo.
Plínio começou sua resposta com a afirmação: "essa sujeira não me interessa nesta eleição. Isso representa o nível que chegou o debate político". Concluiu criticando que os demais candidatos (presentes no debate) não queriam discutir propostas.

0 comentários:

Postar um comentário